Artes como profissional: 10 truques básicos

Nessa postagem, vamos aprender 10 truques básicos para fazer artes como profissional!

 

Se você preferir, confira esse conteúdo em vídeo clicando abaixo:

Conheça nosso canal completo do Youtube clicando aqui.

 

Se você já faz artes para as redes sociais, você precisa conhecer esses truques!

Ou ainda tem que fazer de vez em quando um cartãozinho, uma arte para um e-mail, ou mandar algum comunicado para os seus clientes, você produz artes, sendo designer ou não.

Então, aprimore seu trabalho com essas dicas super poderosas.

E não deixe também de conhecer uma das mais importantes ferramentas de criação e edição de artes. Para tanto, clique agora mesmo nesse link!

1º truque: “menos é mais”

Primeiro truque para produzir artes como profissional que você tem que colocar em prática é a lógica do “menos é mais”.

Lembre-se que: “a extensão é inversamente proporcional à compreensão”.

Por isso, quanto mais direto ao ponto você for, provavelmente, aumentarão as chances do seu público te entender.

artes como profissional decole seu negócio malu machado (1)

2º truque: “função e forma”

Segundo truque de design para produzir artes como profissional é sobre “função e forma”, ou seja, nada ali é por acaso.

Portanto, quando você for fazer uma arte, antes anote em algum lugar e de forma bem objetiva o que você quer comunicar.

Pense primeiro no seu objetivo e qual é a intenção dessa arte que você vai produzir. Depois, escolha as formas que possam valorizar o seu comunicado. É assim que você vai ter o melhor dos dois mundos: o que você quer passar e qual é o melhor formato visual para fazê-lo.

3º truque: “leitura ocidental”

Para produzir artes como profissional lembre que, no Ocidente, nós lemos da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Então, essa linha transversal é uma zona nobre. Portanto, sempre valorize o que se encontra no canto superior esquerdo das suas artes, porque é o primeiro lugar que as pessoas batem o olhar.

Do mesmo jeito é importante o que se encontra no final da imagem. Não é a toa que boa parte dos livros tem o número da página no canto inferior direito, porque ali é mais fácil para a pessoa se localizar.

Esse espaço diagonal formado entre ambos e por onde corre o nosso olhar fornece a sensação de termos visto a tudo.

Assim, coloque nele os principais pontos que você precisa destacar na sua comunicação.

artes como profissional decole seu negócio malu machado

4º truque: aproveite bem o espaço

Aproveite sempre todo o espaço que você tiver a fim de produzir suas artes como profissional.

Dessa forma, evite deixar partes em branco ou preenchê-las de qualquer jeito, incluindo imagens e informações desnecessárias e sem sentido.

5º truque: evite escrever sobre imagens

Quer produzir suas artes como profissional? Então, evite ao máximo colocar texto em cima de imagem.

Sempre que você for escrever, procure usar um fundo liso, algo que tenha contraste com a fonte. Então, se a letra é escura, utilize um fundo claro e vice-versa.

Textos sobre imagens dão a impressão de que é tudo uma mesma coisa. O simples contraste irá facilitar e valorizar a leitura e a compreensão das suas artes.

6º truque: “respiro”

Nossas artes precisam “respirar”. Isso significa que o seu material visual precisa ter espaço para que o olhar seja conduzido e a mente assimile e compreenda aquelas informações.

Isso vale também para as margens. Portanto, sempre coloque margens nas suas artes, para a imagem e/ou o texto não parecer espichado ou sem fim.

Assim, a não ser que realmente seja uma técnica de design diferente e que você domina, procure sempre respeitar as margens do seu material e também os respiros entre um elemento e outro.

Não adianta deixar tudo “grudado” que vai parecer uma imagem só, não valorizando nada daquilo que você pretende comunicar.

artes como profissional decole seu negócio malu machado

7º truque: frases curtas

Levando em consideração nosso primeiro truque, procure utilizar frases curtas. Elas garantem um acerto muito maior na nossa comunicação.

Quanto mais a gente tentar se explicar ou descrever algo, especialmente nas redes sociais, mais difícil costuma ser o entendimento alheio.

Mas, caso você escreva um texto enorme, procure dividi-lo bem, usando pequenas frases e muitos parágrafos. Assim fica mais gostosa e objetiva a leitura.

Frases curtas sempre irão valorizar melhor a comunicação.

8º truque: a mídia define o espaço

Quem faz artes como profissional sabe que o tipo de mídia define o espaço a ser utilizado.

Por mídia, entende-se o veículo ou local onde colocamos e inserimos a nossa comunicação. Portanto, ao produzir uma arte devemos levar em consideração onde ela será veiculada.

Dessa forma, cada arte deve ser pensada individualmente conforme a mídia e a plataforma em questão: celular, computador, outdoor, panfleto, folder, Instagram, WhatsApp, Facebook, e-mail, assim por diante.

Independente da mídia, priorize sempre uma boa leitura. O local onde você vai expor sua comunicação é que vai definir o jeito como você vai produzir a sua arte.

Por exemplo, se a arte é voltada para o celular, valorize elementos maiores, porque se trata de uma visualização pequenina. No caso de um outdoor é o contrário. A imagem pode prevalecer muito mais do que o texto escrito, visível a larga distância.

artes como profissional decole seu negócio malu machado

9º truque: “safe zones”

“Safe zones” são as áreas de segurança das suas artes. Essas áreas não devem ser preenchidas para que elas possam ser adaptadas conforme o dispositivo utilizado.

Em resumo o truque é o seguinte: se você vai fazer uma arte, vamos supor, para os stories do Instagram, antes de sair fazendo, observe o espaço dos stories.

Você vai perceber que ali em cima, bem no topo, não dá para colocar nada! Mesmo porque o próprio Instagram não permite. Essas são as “safe zones”, usadas para permitir uma melhor navegação naquela plataforma.

Então, antes de já sair produzindo suas artes, você deve conferir a mídia e perceber quais são essas margens de segurança para não colocar nada por ali.

10º truque: balanceamento

E o décimo truque para você produzir artes como profissional é saber balancear os seus elementos.

Balancear é pensar nas proporções e no equilíbrio das coisas a fim de compor o conjunto das suas imagens.

Portanto, evite “pesar” a imagem com muito texto, ou usar cores e demais elementos muito “fortes”, que atrapalhem a leitura.

Imagens muito chamativas também não são indicadas quando tiram a atenção das demais informações.

O segredo aqui é sempre compor essa equação de forma equilibrada, balanceando todos os elementos para de fato conseguir comunicar o que você deseja.

Truque de OURO: produza templates

Deixe pronto uma série de modelos para você já inspirar e otimizar suas próximas produções.

Para tanto, elabore seus templates, aqueles modelinhos prontos em que basta mudar um elemento ou outro e seu serviço estará concluído.

Gostou desses truques? Já usou algum deles? Comente aqui para outras pessoas conferirem a sua opinião. Espero que esses truques possam te ajudar bastante.

Deixe seu comentário!

1 thought on “Artes como profissional: 10 truques básicos”

  1. Pingback: Como Vender Pelo Instagram? 3 Segredos Ótimos Para Quem Tem Muitos Ou Poucos Seguidores - Decole Seu Negócio Já

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *