Conteúdo do Instagram: Aprenda a Planejar o Seu

Agora vamos aprender a planejar seu conteúdo do Instagram de um jeito bem prático e que te permite publicar todos os dias.

No Instagram, o grande objetivo é produzir o conteúdo de um jeito que seja interessante, atrativo e com consistência. Sendo assim, não dá para postar de qualquer jeito!

É por isso que é tão importante fazer um bom planejamento dos seus conteúdos seguindo os 5 passos que explicaremos a seguir.

Aproveite e confira nosso vídeo sobre o assunto:

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Passo 1 para planejar seu conteúdo do Instagram: liste interesses e formatos

O primeiro Passo para planejar seu conteúdo no Instagram é entender qual é o interesse da sua audiência. Além disso, conferir também quais são os melhores formatos de conteúdo para você produzir.

Para tanto, você deve listar os principais pontos de dúvidas, incertezas, necessidades ou “dores” (utilizando a linguagem do marketing) que o seu público revela e que o seu negócio pode ajudar a resolver.

Então, liste as 5 principais “dores”, interesses ou necessidades da sua audiência.

Depois, verifique quais são os 5 principais formatos que você utiliza para produzir seus conteúdos.

Por exemplo:

  • cards
  • frases no feed
  • check list
  • tutoriais
  • carrossel (aquela série de postagens que parece um e-book dentro do Instagram)
  • live
  • reels (aqueles vídeos mais animados)
  • IGTV (aqueles vídeos de 2, 3 minutos)
  • etc…

Juntando essas duas listas: 5 “necessidades” vezes 5 “formatos”, teremos, então, 25 tipos de conteúdos prontinhos para você produzir.

Dessa forma, você terá uma matriz de 25 possibilidades para montar seus conteúdos. Isso corresponde a praticamente um mês inteiro de postagens, caso você publique uma única por dia.

calendário datas comemorativas decole seu negócio já malu machado

Passo 2: monte seu calendário

O segundo passo para planejar seu conteúdo no Instagram consiste em você montar seu planejamento de postagens conforme o calendário de datas e eventos comemorativos (e significativos) da sociedade.

Lembre-se que o nosso negócio tem que estar sempre contextualizado! Isso é: seguindo as datas comemorativas, importantes para o comércio e, ainda, aqueles períodos significativos da semana ou do mês.

Aqui no blog temos postado as datas comemorativas mais importantes de cada mês. Confira agora mesmo!

Portanto, quando realizar alguma ação de marketing, algum evento do seu negócio, uma live, lançar um novo produto, e assim por diante, sintonize-se sempre com essas datas importantes.

conteúdo do instagram decole seu negócio já malu machado

Passo 3: conteúdos para vendas

O terceiro passo consiste em elaborar sua lista de conteúdos de vendas. Afinal, o propósito de planejar seu conteúdo para o Instagram é também aumentar seus negócios, vendas, conversões e ter mais clientes.

Nesse sentido, a sugestão é você fazer dois tipos de conteúdos:

1) o de venda direta, que é quando você realmente mostra o seu produto. Fale sobre quanto ele custa, como compra, onde compra, enfim, todas as informações relevantes para a sua propaganda;

2) o de venda indireta, que é quando outras pessoas estão falando do seu negócio. Por exemplo:

  • opiniões de terceiros
  • se saiu alguma coisa na imprensa
  • algum review
  • alguma opinião ou depoimento
  • quando você mostra seus bastidores
  • como você escolhe seus produtos
  • como você os produz
  • como e onde você atende
  • etc….

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Passo 4: produzindo os conteúdos

O Passo 4 para planejar o conteúdo do Instagram é, literalmente, produzir esses conteúdos.

A dica de ouro a esse respeito consiste em utilizar o Canva. Você conhece essa plataforma?

O Canva é um site gratuito, com milhares de ferramentas disponíveis e capaz de produzir e organizar absolutamente todos os conteúdos do Instagram de forma prática e super profissional.

O Canva é tão importante e poderoso que nós criamos um treinamento completo sobre essa plataforma, te ensinando, do básico ao avançado, a extrair todo o potencial que ela te oferece. Clique aqui para saber mais. Imperdível!

Em resumo: de nada adianta ter uma superaeronave ao nosso dispor, se a gente não souber pilotá-la, não é mesmo?

Em nosso curso do Canva, ensinamos, por exemplo, a como deixar todos os seus templates prontinhos, para você produzir de um jeito bem mais rápido e eficiente e sem fazer igual a todo mundo.

Afinal, é muito importante você produzir em lotes!

Assim, você poderá economizar tempo, montando, por exemplo, todos os seus tutoriais ou deixando prontos todos os seus reels para um mês inteiro, te ajudando a ter muito mais agilidade e organização na sua produção.

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Passo 5: programando os conteúdos

Chegou a hora de programar a postagem dos seus conteúdos do Instagram.

Essa programação é fundamental, porque, bem sabemos, o dia a dia é super corrido e não podemos perder a consistência, só publicando quando dá. Esse é um erro gravíssimo!

Para isso, existe a ferramenta gratuita do Facebook (que, caso você não saiba, também administra o Instagram) e a partir dela você poderá, de forma bem prática, programar todos seus conteúdos em ambas as plataformas, se, porventura, você também utilizar o Facebook para os seus negócios.

Mas, cuidado: preste muita atenção na boa dosagem desses conteúdos!

Não dá para publicar somente propagandas sobre vendas e mais vendas, porque ninguém tolera muito isso. As pessoas querem ver conteúdos lúdicos, divertidos, atraentes e repletos de bons ensinamentos.

Pareceu muito complicado?

Então, conte com a nossa Consultoria Especializada para te ajudar a montar todo o planejamento das suas postagens no Instagram e no Face.

A propósito, como você tem planejado seus conteúdos no Instagram?

Deixe aqui seus comentários e aproveite para nos seguir nas redes sociais e conhecer outros dos nossos cursos e treinamentos para Decolar Seu Negócio.

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Um abraço e até a próxima!

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