Estratégias para vender mais: conheça 5 segredos

Você sabia que grandes empresas têm algumas estratégias eficazes e bem pouco conhecidas que ajudam a Decolar o Seu Negócio?

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Nesse post vamos conhecer 5 segredos que pouca gente conhece e que são utilizados por grandes empresas para decolar as vendas. Esperamos que elas possam ser inspiradoras para o seu negócio.

Estratégia 5: carro na frente da loja

Essa estratégia é usada principalmente em eventos promocionais ou negócios, como lojas ou casas de espetáculo, que colocam carros de luxo na frente do empreendimento para chamar a atenção do público.

Assim, torna-se possível trazer bons indicativos sobre o perfil “de quem está presente”, podendo atrair outras pessoas.

Sabe por que isso funciona tão bem? Porque a nossa mente não costuma levar muito tempo para tomar decisões.

Ou seja, sempre que possível, procuramos gatilhos e atalhos que sinalizem alguma decisão imediata. Afinal, tomar decisões gasta muita energia mental, ainda mais na correria do dia a dia típica da vida moderna.

Então, existem vários gatilhos e atalhos que nos ajudam a tomar decisões e um deles é sobre o “contágio” e estímulo que nós temos quando vemos alguma situação atraente.

Quando você consegue colocar ao redor do seu ambiente comercial, evento, etc. algo que ajude as pessoas a escolher ou até mesmo criar uma primeira impressão positiva, isso pode ajudar muito a atrair novos clientes.

 

Estratégia 4: “preenchendo a vitrine”

A 4ª estratégia que várias empresas fazem mas poucas pessoas conhecem se trata daquela situação de quando você chega no restaurante e o atendente sugere uma mesa para você. Aí ele te encaminha para algum lugar.

Você acha mesmo que o lugar escolhido foi completamente aleatório? Pois não deveria, porque tem muitas empresas, especialmente restaurantes e comércios que tem a ver com alimentação que previamente orientam seus funcionários a preencher as mesas que ficam na janela.

Assim, para suas estratégias, esse é um recurso ótimo para que todo mundo que tiver passando do lado de fora seja “contagiado” e se sinta estimulado a entrar, mesmo que o restante do lugar esteja vazio.

Aparentemente, se o lugar está tão “movimento”, ele deve ser bom, o serviço, alimento, ambiente, enfim. Uma bela estratégia para atrair mais clientes, não é mesmo?.

Estratégia 3: usar cheiros e odores

A 3ª estratégia que poucas pessoas também conhecem é sobre o uso de cheiros e odores no comércio.

Pensemos no exemplo de supermercados. Nesses locais, é comum sentir o delicioso cheiro do pão estimulando o nosso olfato. Não por acaso, algumas redes utilizam a tubulação de ar para impregnar o ambiente com o cheiro da padaria.

Também, não por acaso, a padaria costuma se localizar sempre no fundo da loja. A atração dada pelo delicioso odor estimula a compra do pão, mas, para chegar até ele, estrategicamente será preciso passar por outros corredores, recheados de outros produtos e de potenciais vendas.

Quantas vezes você passou no mercado apenas para comprar “uma coisinha”, mas saiu com outras mais?

Repare que essa estratégia na localização não se resume somente ao pão, mas a todo tipo de produtos frescos que demandam mais idas ao mercado, pois são consumidos no dia a dia, como laticínios e hortifrutigranjeiros.

Da mesma forma, nas prateleiras onde esperamos o caixa nos atender, sempre estão disponíveis doces, chocolates e salgadinhos que as crianças adoram, inclusive, em prateleiras da altura – e ao alcance – delas.

Ao longo dos corredores até é possível acelerar a caminhada dos pequenos, dispersando a sua atenção desses quitutes. Mas, na fila do caixa, não.

Todavia, o olfato é um dos nossos instintos e sentidos mais importantes. Lojas de cama, mesa e banho, outro exemplo, também usam dessa estratégia com frequencia, inclusive vendendo suas fragrâncias para o grande público.

Estratégia 2: manter a atenção dos clientes

Também, pouco conhecida, essa estratégia é muito utilizada por shopping centers. Como esses locais foram criados e pensados para o consumo, eles são muito interessantes de serem analisados.

A estratégia aqui consiste em estimular a permanência, circulação e visualização de lojas e produtos o máximo possível, aumentando as chances de consumo das pessoas.

Em um ambiente tão vasto e repleto de opções que caracteriza esses locais, como manter a atenção das pessoas para tanta variedade?

Um dos segredos consiste em reduzir significativamente o tempo da sua movimentação, isso mesmo!

Para tanto, nas estratégias, são utilizadas técnicas até que simples, como construir os pisos com materiais menos aderentes e mais escorregadios, que nos obrigam a caminhar mais lentamente ou a usar escadas rolantes, que liberam toda a nossa atenção durante seu lento deslocamento, não é verdade?

Assim, caberá ao logista cuidar da sua vitrine e do seu negócio para atrair mais a atenção do público. Afinal de contas, o shopping center já fez o seu papel.

Estratégia 1: caprichar na trilha sonora

E o nosso primeiríssimo lugar das estratégias que a gente nem imagina mas que as grandes lojas utilizam é a música! Exatamente. Existem muitos estudos que comprovam que a música que você está ouvindo quando está em um determinado lugar pode induzir muito o seu comportamento.

Tem pessoas que inclusive saem de um estabelecimento quando a música não é do seu agrado. Por isso, muitos varejistas escolhem sua trilha sonora a dedo para melhor promover seus negócios.

Portanto, pense com muito carinho nas músicas que você utiliza na sua empresa, incluindo seus espaços digitais caso eles tenham espaço para isso.

E se você tem um local físico, escolha uma playlist de fundo que ela tem a ver com o espírito, a “vibe”, a mensagem que você quer passar para o seu público.

E não hesite em pedir ajuda de pessoas que são especialistas no assunto, seja um produtor musical, dj’s ou até mesmo sites que já oferecem playlists prontas para determinado tipo de empreendimento. Sim, isso existe!

Todo modo, em suas estratégias, escolha com muita atenção a trilha sonora do seu negócio, porque a música influencia muito no comportamento dos clientes.

Dica de OURO!

A dica final é pensar de forma “estratégica”, essa é a palavra-chave.

Para isso, avalie todas as instâncias possíveis do seu negócio. Espaço, movimentação, “contágios” e atrações, simbologias, até odores e músicas contam.

Lembre-se que toda inspiração é bem-vinda, mas não basta copiar o que as outras empresas fazem. Portanto, avalie de forma profunda o seu próprio negócio e o público que você quer atingir e crie você mesmo suas estratégias.

E aproveite para conhecer como Decolar Seu Negócio em apenas 1 semana! Imperdível!

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