Fórmula para lucrar mais: como aumentar suas vendas!

Nesse post vamos revelar a fórmula para lucrar mais e como aumentar suas vendas com o negócio que você já tem.

Aqui mostraremos como fazer o cálculo para saber exatamente quanto é necessário vender para atingir suas metas de faturamento e lucratividade.

O mais interessante é que essa fórmula serve tanto para as pessoas que já abriram a sua empresa e que já começaram as suas vendas quanto para aquelas que estão começando do zero mas que desejam antecipar o planejamento futuro do seu negócio.

 

Se você preferir, confira esse conteúdo em vídeo clicando abaixo:

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Fórmula para lucrar mais

Assim como qualquer outra fórmula na matemática é preciso levantar alguns dados. Três tipos de dados, para ser mais exato.

No caso da fórmula para lucrar mais o primeiro dado consiste em saber quantos clientes o seu negócio tem atualmente.

Se você já começou com as operações basta calcular uma média de quantas pessoas efetivam as compras contigo. Uma sugestão é pensar no último mês, mas, se você não tiver esse dado, pense na última semana e multiplique para ter uma estimativa do número mensal.

Se você ainda não começou com as operações, compare o seu negócio com outros similares do mercado e estabeleça você mesmo essa estimativa.

Entender seus clientes é fundamental para projetar as vendas!

O segundo dado da fórmula para lucrar mais que deve ser levantado é saber a frequência, ou seja, qual é o número de vendas que você faz por mês.

Nesse sentido, avalie se tem algumas pessoas que compram mais de uma vez ou compram outros produtos ou ainda compram o mesmo produto várias vezes. Dessa forma, você poderá estimar ou projetar uma média mensal de vendas.

Entretanto, para estipular uma média mais realista de vendas na fórmula para lucrar mais é importante desconsiderar as vendas realizadas naquelas semanas atípicas, quando se vende bem mais (em datas comemorativas como o natal) ou bem menos (como na semana do carnaval).

O terceiro dado da fórmula para lucrar mais é calcular o valor do seu ticket médio.

Para tanto, basta calcular o total do faturamento em certo período, digamos, no último mês, e dividir pelo número de vendas a cada negócio ou transação realizada. Assim teremos o valor do seu ticket médio.

Agora nós já temos todas os dados para bolar a sua fórmula para lucrar mais e decolar as suas vendas.

As variáveis “CFT”

A partir do levantamento dos três dados da fórmula para lucrar mais, podemos considerar as três principais variáveis dessa fórmula que chamaremos aqui de CFT, ou seja, seus “Clientes”, a “Frequência” das suas vendas e o valor médio do seu “Tícket”.

Você fará sua própria fórmula!

C de clientes

O primeiro jeito de decolar as suas vendas e de lucrar ainda mais com o seu negócio é aumentando o número de clientes.

Portanto, é possível continuar vendendo as mesmas coisas, mas tendo um volume maior de pessoas comprando. Para isso será preciso organizar as novas demandas em termos da logística de produção, atendimento e entrega.

Também consiste em pensar no seu marketing, quer dizer, como é que você vai se posicionar melhor no sentido de escalar suas vendas, podendo vender as mesmas coisas para um número muito maior de pessoas.

Essa lógica serve tanto para o mercado digital, e-commerce, infoprodutos, influenciadores, cursos e produtos on-line quanto para negócios físicos que recebem 10 pessoas no seu estabelecimento mas que tem potencial para receber 10 vezes mais do que isso.

O número de clientes pode ajudar muito a Decolar Seu Negócio!

F de frequência

Na sua fórmula para lucrar mais, depois do C nós temos o F, a “frequência” das suas vendas.

Isso representa vender mais para as mesmas pessoas. Para tanto existe algumas técnicas e sugestões disponíveis no mercado que você pode adotar ou sofisticar no seu negócio.

Por exemplo, o uso de cartão fidelidade, uma alternativa bem antiga mas que permanece bastante eficaz. Isso significa oferecer alguma moeda de troca ou produto extra, algum desconto, alguma bonificação, enfim, sempre no sentido de fidelizar os seus clientes com brindes e ações que realmente recompensem e satisfaçam a eles.

Não é preciso oferecer algo caro, mas, antes, significativo. Sobretudo que tenha valor simbólico, emocional, fortalecendo o relacionamento e o vínculo desse cliente com o seu negócio. Que provoque na pessoa aquela sensação de que “valeu a pena” ser sua cliente.

Se os clientes priorizarem seu negócio, você aumenta a frequência.

Outro tipo de estratégia que pode aumentar a frequência na sua fórmula para lucrar mais é o que nós chamamos de Upsell e Downsell.

O primeiro caso, Upsell, é quando você oferece uma segunda venda de igual ou maior valor para aquele cliente que acaba de romper com todas as suas objeções e já realizou a sua primeira compra. É o típico caso de quando estamos no caixa de uma loja, física ou virtual, e nos oferecem outro produto para ser adicionado no carrinho.

Downsell é a mesma coisa, a diferença é que o produto oferecido quando da nossa primeira compra é de valor inferior, como alguma promoção ou oferta do dia.

T de ticket

Enfim, na nossa fórmula para lucrar mais temos o T que corresponde ao ticket médio que calculamos antes. O segredo consiste em aumentar esse ticket médio vendendo mais produzindo o mesmo.

Para tanto, basta repensar o teu ticket a partir do seu posicionamento, ou seja, como agregar valor ao seu produto ou serviço, conseguindo faturar mais, aumentando a margem de lucro. Como fazer isso?

Um caminho possível se trata na redução dos seus custos. Por exemplo, negociando com seus fornecedores, comprando em maior quantidade para barganhar mais ou diminuindo o custo unitário da sua matéria-prima.

Sempre procure melhorar a sua produção e aproveitar bem os recursos!

Ou ainda começar a produzir melhor: criando uma linha de produção ou sofisticando o seu processo atual no sentido de diminuir o tempo de produção, aumentando a sua produtividade.

Outro caminho consiste em aprimorar a imagem do seu produto, seja a embalagem ou os comentários dos seus clientes sobre ele. Já escrevemos e produzimos vídeos específicos sobre isso, então, não deixe de conferir.

Evidentemente, essas medidas não podem representar perda de qualidade.

Decole seu negócio com essa fórmula para lucrar mais

Mostramos como que nas suas vendas é imprescindível pensar nessas três variáveis CFT que podem te levar a: aumentar o seu número de clientes, aumentar a frequência que esses clientes compram com você e aumentar o seu ticket médio, consequentemente, aumentando a lucratividade do seu negócio.

Então, gostou dessa fórmula para lucrar mais para, finalmente, decolar as suas vendas?

Aproveite e clique aqui para conhecer nosso curso superpoderoso para Decolar Seu Negócio em apenas 1 semana!

E comente nesse post se você conhecia esse modelo e também quais ideias já te surgiram sobre o assunto para poder ajudar outras pessoas a pensarem sobre isso.

Boas vendas, bons negócios para você!

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *