Mentir Nas Vendas? 3 Razões Para Jamais Fazer Isso

Dá para mentir nas vendas um pouquinho, mesmo que seja só um pouquinho? É claro que NÃO!!!

Hoje é 1º de abril, o Dia da Mentira. Portanto, o tema desse post não poderia ser outro. Até porque, pode acreditar, tem muita gente por aí que ainda prefere mentir nas vendas.

Então, vamos conhecer 3 razões fundamentais que comprovam que mentir nas vendas é um erro grave!

 

Saiba mais no vídeo abaixo:

 

E não deixe de se inscrever em nosso Canal do YouTube.

Mentir nas vendas não dá!

Muito se fala que alguns vendedores, quando mostram seus produtos ou serviços, às vezes, dão uma exagerada e valorizada, aumentando um pouco sobre esse ou aquele aspecto, ou ainda, “floreiam” e prometem soluções que não correspondem à realidade.

Você já se deparou com isso? Comprou algum produto e serviço e depois se arrependeu, constatando que aquilo dali não era bem assim como te foi vendido?

A intenção aqui é muito mais alertar do que condenar.

Alertar a você como consumidor, para ficar mais esperto com vendedores e fornecedores, mas, também, a você como vendedor, para ter muito mais atenção e responsabilidade nos seus negócios.

 

Primeiro erro grave sobre mentir nas vendas: “a vida dá voltas”

Justamente, a vida dá voltas!

Então, pode apostar que, quando a gente menos esperar, aquela pessoa que acabamos de atender conhece alguém que conhece alguém que nos conhecia.

Imagina se mentimos a ela para vender alguma coisa?

Com certeza, essa pessoa será testemunha que lhe vendemos algo que não era bem o prometido. E aí se vai toda a credibilidade do nosso negócio.

A integridade do negócio é um dos ativos mais importantes que devemos zelar.

Imagina, então, deixar em um cliente a impressão de que ele foi enganado? Pode ter certeza que isso vai prejudicar muito o seu negócio.

mentir nas vendas produtivo decole seu negócio já malu machado

Segundo erro grave sobre mentir nas vendas: “as mentiras voam”

O segundo erro grave está diretamente conectado ao primeiro, pois, quando uma pessoa tem uma ótima experiência, talvez ela fale sobre isso para três ou quatro pessoas.

Mas, quando a experiência é terrível, pode apostar que ela contará para dezenas e dezenas! É ou não é verdade?

Por isso, quando nós temos uma péssima experiência de atendimento, nós fazemos questão de espalhar para todo mundo.

Isso faz parte da condição humana. Porque essa é uma moeda social importante, afinal, gostamos de explicar, informar e até mesmo alertar outras pessoas do nosso círculo de amigos e familiares para não passar pelo mesmo erro que a gente.

Experiência ruim se espalha muito rápido. E, pior, conduz diretamente as pessoas para a nossa “querida concorrência”.

mentir nas vendas decole seu negócio já malu machado

 

Terceiro erro grave sobre mentir nas vendas: “o barato sai caro”

Quando se exagera, aumenta ou até mesmo para quem gosta de mentir nas vendas sobre a qualidade, preço ou soluções de determinado produto ou serviço, esse é um barato que acaba saindo muito caro.

Isso porque, o objetivo do nosso negócio é dar aquele “match”, ou seja, aquela combinação perfeita entre a necessidade do cliente e a nossa solução.

Então, se forçarmos uma venda e fizermos de tudo para a pessoa comprar, comprar e comprar quando aquela não é solução que ela precisa, a possibilidade dela retornar e gerar muito mais trabalho e custos, ao menos de tempo, é bem grande.

mentir nas vendas decole seu negócio já malu machado

Verdade e Transparência: armas superpoderosas de qualquer negócio

Honestidade é obrigação, não apenas nos negócios, mas em qualquer área e instância da vida.

Portanto, no campo profissional, a sua transparência, verdade e sinceridade com os clientes são ativos poderosos e que devem ser sempre estimulados e promovidos nas suas relações comerciais.

Por exemplo, se o seu cliente está procurando uma solução que você não entrega, seja sincero. Pode ser que você perca essa venda, mas, com certeza, você irá estabelecer uma relação de confiança suficiente para que o seu negócio seja ultra recomendado mundo afora.

As pessoas são os principais veículos de publicidade que existem e isso nunca vai mudar.

Aproveite e conheça todos os modelos, dicas e truques fundamentais para Decolar o Seu Negócio em apenas 1 Semana!

E deixe aqui seus comentários sobre esse dia da mentira no campo profissional. Suas experiências são muito importantes para seguimos aprendendo e evoluindo no mundo dos negócios!

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *