Nicho No Instagram: Aprenda O Que É E Como Definir O Seu

Como definir seu Nicho no Instagram? Nesse post vamos aprender como ter mais resultados e se destacar nessa rede social.

Isto, porque, a escolha do seu Nicho no Instagram é essencial para você se tornar uma referência na sua área. Tornando-se a referência, você será mais facilmente encontrado e seus negócios irão definitivamente decolar.

Confira nosso vídeo sobre o Nicho no Instagram:

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O que é o Nicho no Instagram?

Nicho nada mais é do que o seu mercado ou área de atuação. Por exemplo: artesanato nutrição, alimentação, psicologia, vestuário são tipos de nichos.

Primeiramente, para definir seu Nicho no Instagram, pense naquela área mais abrangente do seu negócio. Depois, vá especificando ainda mais a sua atuação.

O que é nichar?

Na linguagem do marketing, esse processo de especificação se chama “nichar”. Então, você precisa “nichar” o seu negócio tanto quanto seja possível.

Vamos supor que você venda roupas. Bem, se você olhar lá no Instagram, verá que existem muitas outras pessoas vendendo roupas. Portanto, esse é um mercado ou área de atuação bem abrangente.

Então, como você vai se destacar? Quando seu Nicho no Instagram for o mais específico possível!

Por exemplo, você vende “roupas para mulheres irem trabalhar no estilo executivo”. Assim já conseguimos especificar bastante, não é mesmo?

Afinal, esse negócio vende “roupas” (área), para “mulheres” (gênero mais específico), para “trabalhar” (atividade mais específica), como “executivas” (estilo específico).

Ou seja, isso significa “nichar” e “sub-sub-sub-subnichar” o seu negócio e área de atuação.

nicho no instagram decole seu negócio já malu machado (5)

Como tirar o máximo proveito do seu Nicho no Instagram?

Basicamente, depois de definir seu nicho e subnichos, você deverá criar seu conteúdo para chamar a atenção do seu tipo de público.

No caso do exemplo anterior, suas postagens e demais conteúdos deverão ser pensadas de forma atrativa para “mulheres que compram roupas em estilo executivo”!

Dessa forma, o segredo é fazer algo bem específico para essas mulheres que tem esse interesse. Assim, a sua linha de conteúdo e presença no Instagram vai ser exatamente o que elas estão procurando.

Por isso é que no Instagram é essencial você escolher muito bem o seu nicho, porque você vai estar competindo com milhões de outras contas.

Portanto, quanto mais específico você for, mais fácil e garantido será para você se tornar uma referência na sua área de atuação, decolando seus negócios bem alto a partir dessa poderosa rede social.

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Como definir seu nicho no Instagram?

Em primeiro lugar, seja objetivo em relação à sua área de atuação.

O segundo passo é focar ainda mais em quem você atende para nichar melhor pelo perfil de audiência que você quer atrair.

Inclusive, algumas pessoas definem um nicho que nem existe, porque elas mesmas estão concebendo uma ideia inovadora de atender especificamente determinado público em potencial.

A questão aqui é definir bem o seu público, com todas as informações possíveis que você tenha ou consiga projetar sobre ele, como:

  • gênero
  • faixa etária
  • localização
  • gostos
  • comportamentos
  • desejos
  • e tudo o mais que tenha relação com o seu negócio.

Assim, no final das contas, o seu nicho ideal será composto por esse conjunto de informações que formam a sua especificidade, ou seja, as várias características que te tornam especial e te destacam no mercado.

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O segredo da “cauda longa”

Depois de fazer esse exercício de subnichar, quer dizer, de especificar cada vez mais a sua área de atuação, você terá o que nós chamamos no marketing de “cauda longa” (long tail, em inglês).

Isso, porque, quanto mais especificada for a sua área de atuação, mais palavras irão compor essa “cauda”: roupas/ mulheres/ trabalham/ executivo/ etc.

Temos, portanto, uma expressão de palavras bem comprida. Mas isso te ajuda a se especializar e a se diferenciar na sua área de atuação. Assim, você irá montar as estratégias certas de marketing em plataformas como o Instagram.

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Quanto mais diferenciados, menor a concorrência

Pois então, você já definiu qual vai ser o seu Nicho no Instagram? E o sub-sub-subnicho naquilo que você vai ser especialista nessa rede social?

De fato, além de superimportante, essa não é uma tarefa necessariamente fácil. Então, pode contar com a nossa consultoria para te ajudar clicando aqui!

E aproveite para deixar nesse post seus comentários!

Assim a gente segue se falando e aprendendo juntos a como usar todo o potencial do Instagram para decolar ainda mais – ou definitivamente, o nosso negócio.

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