Onde focar seu negócio? Descubra no teste dos 4 quadrados

Tá perdido? Não sabe onde focar no seu negócio? Hoje em dia são muitos os estímulos e as possibilidades que temos à disposição. Por isso, muita gente fica sem foco e isso é bem normal. Mas, hoje vamos te mostrar um teste rápido para você decolar!

 

Se você preferir, confira esse conteúdo em vídeo clicando abaixo:

Conheça nosso canal completo do Youtube clicando aqui.

 

Se você está perdido e não faz a menor ideia em que tema focar para abrir o seu negócio, vamos aprender agora um teste super simples e poderoso que vai te ajudar.

Montando o teste dos 4 quadrados para descobrir onde focar

Pegue uma folha em branco e a dobre no meio, depois dobre no meio novamente. Ao abri-la, ela estará dividida em 4 partes iguais.

Em cada quadrado, escreva na parte de cima a seguinte pergunta:

  • Primeiro quadrado: o que eu gosto de fazer e faço?
  • Segundo: o que eu gosto de fazer e não faço?
  • Terceiro: o que eu faço, mas não gosto?
  • Quarto: o que eu não faço e não gosto?

A fim de preencher cada uma dessas partes do teste dos 4 quadrados, tire um tempinho só para isso e com atenção e paciência responda cada uma dessas perguntas.

onde focar no seu negócio

Primeiro quadrado

Nessa primeira parte, se você gosta de algo e já está fazendo, que bom, continue assim. Invista sempre nas atividades que são do seu agrado e que te fazem bem.

Profissionalmente, isso diz respeito aquele estilo de trabalho que a gente não vê o tempo por aí. Essa é principal busca daquilo que devemos construir ou manter, caso você seja dessas pessoas afortunadas que já ganham a vida fazendo apenas o que gostam.

Portanto, esse quadrado é importante para sinalizar as coisas que merecem mais a nossa atenção quando pensarmos em desenvolver algum tipo de empreendimento.

Segundo quadrado

O segundo quadrado sinaliza as coisas que você gosta de fazer, mas não está conseguindo colocar em prática.

Aqui cabe a seguinte reflexão: por que você não está fazendo isso? É falta de tempo? Não há espaço na sua rotina? Precisa de alguma outra coisa? Como é possível resolver isso?

No aspecto profissional, não seria possível encaixar essas atividades naquele negócio que você está concebendo desenvolver?

Afinal, unir o útil ao agradável é bem mais possível quando estivermos elaborando novos planejamentos para a nossa vida.

onde focar no seu negócio

Terceiro quadrado

O terceiro quadrado é um sinal de alerta, pois ele indica as coisas que você não gosta de fazer, mas faz.

Nesse sentido, não tem como delegar, terceirizar ou simplesmente abandonar e eliminar da sua rotina essas coisas? Compreende-se, às vezes isso não é possível.

Entretanto, quando você estiver elaborando um novo negócio, evite-as a todo custo. Nada de incluí-las nesse novo planejamento.

Quarto quadrado

No quarto e último quadrado nós vamos ver então aquilo que de jeito nenhum é para você fazer.

Muitas pessoas que começam um novo projeto acabam voltando atrás e fazendo coisas que elas já não faziam porque não gostavam.

Então, aquilo que você não gosta e não faz demonstra alguns princípios super importantes que de forma alguma podem compor seu novo plano de negócios.

onde focar no seu negócio

Onde focar no seu negócio? Interprete o teste dos 4 quadrados

Essa lista que você acabou de montar é o mapa para você entender onde focar quando for abrir o seu próprio negócio.

Você provavelmente conseguiu identificar temas, áreas, hobbies ou atividades que você gosta de fazer. Esse sim é o caminho ideal para você focar no seu novo negócio.

E aquilo que você não gosta de fazer, repense, veja se realmente isso é essencial ou se você precisa continuar fazendo, afinal de contas, nem sempre a gente só faz o que gosta.

Nesse caso, procure reelaborar seus projetos a fim de passar menos tempo fazendo o que não gosta, sempre focando lá na frente em resultados que te levem a investir mais naquilo que você realmente gosta de fazer.

onde focar no seu negócio

Dica de OURO: consulte quem te conhece

A dica de ouro para você planejar o seu negócio em cima desses gostos é perguntar para as outras pessoas que te conhecem sobre as suas características e sobre as tarefas e realizações que você faz.

Diga para elas que você está pensando em fazer isso ou aquilo e trabalhar nessa ou naquela área e veja o que elas têm para te dizer.

Quando você questiona pessoas de sua confiança sobre isso você recebe uma visão de fora que é extremamente importante.

Porque um negócio não é formado apenas pelas nossas ideias, mas também de como as pessoas nos percebem e entendem como podemos de fato ajudar e prosperar.

Nesse sentido, você já tinha feito esse teste dos 4 quadrados?

Gostou dos resultados que você encontrou?

Teve alguma surpresa ou já esperava ver o que você viu?

Partilhe conosco suas impressões e descobertas aqui nos comentários.

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *