Plano de Negócio Canvas: aprenda como montar o seu

Vamos aprender “o que é” e “como montar” o Plano de Negócio Canvas, uma ferramenta simplificada e poderosa de organização e planejamento dos seus negócios.

E basta clicar aqui se você quiser baixar esse modelo para já ir montando seu Canvas enquanto acompanha esse texto.

Se você preferir, confira esse conteúdo em vídeo clicando abaixo:

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Plano de negócio Canvas. O que é?

Canvas, essa palavra nada mais quer dizer do que uma tela ou imagem que apresenta em um mesmo formato a visualização geral dos passos e encaminhamentos de determinado projeto.

O plano de negócio Canvas organiza as suas ideias a partir de quatro perguntas básicas:

1) o que você quer fazer?

2) como você vai fazer isso?

3) para quem você vai fazer isso?

4) quais os custos para fazê-lo?

Assim, o objetivo é mostrar um jeito bem prático para fazer o planejamento inicial do seu Canvas a partir dessas perguntas.

1) O que você quer fazer?

A fim de responder melhor a essa pergunta é interessante considerar também qual a sua proposta de valor, ou seja, qual a intenção do seu projeto em oferecer algo no sentido de transformar a vida das pessoas, dos seus clientes.

Então, o que você quer fazer permitirá algum tipo de transformação ou melhoria, por exemplo, levando o seu cliente do ponto A até o ponto B?

Cada vez mais competitivo, o mercado oferece forte concorrência aos seus negócios, por isso, é importante se diferenciar encontrando esse valor, que traga resultados importantes graças a sua ajuda, serviço ou produto.

Após refletir sobre essa questão você pode preencher essa primeira etapa do seu plano de negócios Canvas.

plano de negócio

Saber o que você quer fazer é o primeiro passo!

2) Como você vai fazer?

Depois de conceber o que será feito no plano de negócio Canvas nós vamos pensar sobre como fazê-lo.

Para tanto, devemos avaliar 3 aspectos práticos:

a) qual será a atividade principal, ou seja, um produto ou serviço oferecido;

b) que recursos são necessários para desenvolver essa atividade, como: materiais, insumos, estrutura, logística, espaços etc;

c) e quem é necessário que esteja contigo para realizar essas atividades. Será que apenas você é suficiente, ou é preciso contar com: sócios, ajudantes, funcionários, colegas de profissão, network, rede de relacionamentos e contatos etc.?

Com essas informações continue preenchendo o seu plano de negócios Canvas.

plano de negócio

É preciso ter organização para Decolar!

3) Para quem você vai fazer?

Afinal de contas, para quem é o seu negócio? Qual é o seu público? Qual é a sua audiência? Quem são as pessoas que realmente você quer ajudar e atender?

Objetivamente, considere todas as informações disponíveis sobre o seu cliente, como:  onde mora, gênero, idade, preferências e gostos e até mesmo o que ele não gosta ou algum problema que precisa de solução.

Também, considere qual o tipo de relacionamento que você deve estabelecer com seu público.

E quando falamos em relacionamento isso não se resume a apenas o seu negócio estar presente nas redes sociais, ter um site ou enviar anualmente uma mensagem de aniversário ou de boas festas, mas, sobretudo, de criar um verdadeiro vínculo com os seus clientes.

Vínculo é quando você estabelece uma relação não só comercial, mas simbólica e emocional com as pessoas.

E vínculos são produzidos e cultivados no dia a dia, numa relação permanente, sempre profissional e sincera.

Portanto, de nada adianta pensar em modelos de relacionamento que funcionem apenas para “cumprir tabela” ou um check-list qualquer se não for para realmente cultivar diariamente um vínculo com o seu público.

Isso é possível a partir dos pequenos detalhes, como num bom atendimento, bons conteúdos nas redes sociais e na sua presença digital em geral, nos eventos ou datas importantes, assim por diante.

Diante disso, preencha esse item do seu plano de negócios Canvas.

plano de negócio

Lembre que um negócio é feito “por” e “para” pessoas!

4) Quais os custos?

A última parte do plano de negócios modelo Canvas é o “quanto”.

Ao observar o modelo Canvas verificamos que o item “quanto” está colocado na base de tudo, porque, os recursos, tanto de entradas quando saídas são a parte fundamental de qualquer negócio.

Dessa forma, de um lado descreva quais serão as suas despesas. Aqui cabem todos os tipos de custos digam respeito ao seu negócio, incluindo gastos com internet, telefone, deslocamento, aluguel, logística, funcionários e tudo aquilo que é necessário comprar ou investir.

Do lado das receitas descreva tudo aquilo que você recebe com suas vendas e serviços, incluindo uma estimativa de lucro, completando assim seu plano de negócios Canvas.

plano de negócio

Uma ideia de orçamento é essencial para fazer seus planos e decolar!

Agora, a pergunta mais importante para o Plano de Negócios

Se, ao completar o preenchimento do seu plano de negócios Canvas você já sabe “o que”, “como”, “para quem” e “quanto”, a última e mais importante pergunta é: quando é que você vai tirar essas ideias do Canvas e começar a realizar esse projeto, finalmente decolando seus negócios?

Conta aqui nos comentários. E também o que você achou desse modelo de plano de negócios.

Suas dúvidas, ensinamentos e sugestões são sempre muito bem-vindas!

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *