Público-Alvo x Persona: Como Definir O Público Ideal Para Seu Instagram

Público-Alvo? Persona? Avatar? Cliente ideal? Muitas pessoas ficam na dúvida entre as dezenas de conceitos usados por aí.

Nesse post vamos conhecer a origem desses termos e como você vai definir o seu público ideal para o Instagram.

Confira nosso vídeo sobre o assunto:

Aproveite e se inscreva no canal!

 

Público-Alvo: a origem do termo

Público-alvo é um termo originário da área militar, do período das grandes guerras mundiais do século XX.

Na verdade, é nesse período que se desenvolve a ciência da comunicação como a conhecemos atualmente. Isso, porque, boa parte da comunicação começou a ser estudada dentro da área militar. Você sabe por quê?

Pensa que nessas situações de conflito os governos tinham que pensar em uma comunicação para atingir exatamente determinada parcela do público e, como veio da área militar, o nome acabou vindo junto também.

Por isso que se fala em “alvo”, porque, quando se pensava em comunicação, era necessário que uma mensagem “atingisse” exatamente determinado público.

Por exemplo, uma mensagem de recrutamento tinha que ser produzida para “atingir” jovens homens de 17 ou 18 anos de tal ou qual região.

Ou, então, o governo precisava comunicar medidas de racionamento para “mulheres, donas de casa”, durante determinado período e localidade.

Percebe? Era como se um “alvo” estivesse sendo atingido. A comunicação precisava ser “certeira”. Mas, as grandes guerras terminaram e o tempo passou.

público alvo persona instagram decole seu negócio já malu machado

Exemplo de campanhas de recrutamento dos Estados Unidos, lançada em 1917, com o famoso “Tio Sam” ilustrado por James Flagg em 1917.

Persona: a origem do termo

Com o passar do tempo, cada vez mais se viu que não eram somente dados demográficos, etários ou estatísticos, por assim dizer, que ajudariam a difundir uma melhor comunicação.

Assim, questões do dia a dia, como hábitos, comportamento e o lado emocional do “público-alvo” começaram a também ser consideradas.

Por isso que, depois das guerras mundiais, começou a se utilizar muito mais o termo “Persona”, inspirado na área da psicologia social.

A partir dessa nova perspectiva, a comunicação começou a procurar entender o “público-alvo” de forma muito mais abrangente e eficaz.

público alvo persona instagram decole seu negócio já malu machado (2)

Conheça seu Público-Alvo e Persona usando o melhor desses dois mundos

Em resumo, como você pode aproveitar esses dois conceitos para usar no seu negócio?

O foco aqui é entender cada vez mais quem são as pessoas que você quer ter como clientes. Esse que é o objetivo, ou seja, muito mais do que seguir técnicas e nomenclaturas, precisamos conhecer como a palma da mão o público que queremos “atrair” ou “atingir”.

Então, o que você precisa considerar para de fato conhecer o seu público?

Por um lado, os dados demográficos são importantes. Informações de gênero, idade, profissão, localização, enfim, tudo aquilo que nesse sentido seja relevante para o seu negócio deve ser considerado.

Mas, também, os dados comportamentais.

Portanto, o lado emocional e “psicológico”, ou seja, hábitos, rotinas, desejos, necessidades, aspirações, ambições, a realidade que esse público se encontra, onde que ele quer chegar, etc. são questões que também precisam ser consideradas.

Assim, teremos o melhor desses dois mundos para produzir a comunicação mais certeira e eficiente!

público alvo persona instagram decole seu negócio já malu machado

Como definir o público ideal para seu Instagram?

Não dizem por aí que “informação é poder”? Justamente, nesse caso, essa máxima é mais do que verdadeira.

Então, para definir o “público-alvo” e “persona” do seu negócio a fim de construir seu marketing de forma mais  eficiente tanto no Instagram quanto nas demais plataformas, você precisará primeiro conhecer o seu público muito bem.

Para isso, será preciso fazer muita pesquisa a respeito, por exemplo, na Internet, em sites especializados ou junto à concorrência, ou ainda em perfis semelhantes aos seus para entender um pouco melhor, na prática, quem é esse público.

E, na medida em que você for tendo clientes, sempre verifique os dados sobre eles e os compare com aqueles que você imaginou lá atrás para, assim, confirmar se o público que você quer atrair é quem realmente está fechando negócio com você.

público alvo persona instagram decole seu negócio já malu machado

Decole seu Instagram e Decole Seu Negócio

O mais importante é você ter em mente que, quanto mais você conhecer o seu público e entregar uma solução bem personalizada para ele, melhor serão seus resultados.

Precisando de ajuda, clique aqui e contrate a nossa consultoria especializada para o seu negócio.

Também, não deixe de conferir nosso curso completo e Decole Seu Negócio em 1 Semana!

E não perca nosso Curso completo de Canva para fazer suas artes no Instagram de forma super profissional.

Para tudo isso acontecer, definir seu “público-alvo” e sua “persona” é um passo fundamental.

Aproveite então e deixe aqui seus comentários a respeito para seguirmos trocando essas ideias e aprendendo juntos.

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *