Técnica do Espelho: Encante seus clientes em 5 passos

Vamos aprender a vender até 5 vezes mais com a Técnica do Espelho. Você pode colocar em prática ainda hoje e não custa um centavo sequer! Sem dúvida, essa técnica vai te ajudar muito a Decolar Seu Negócio!

 

Se você preferir, confira esse conteúdo em vídeo clicando abaixo:

Conheça nosso canal completo do Youtube clicando aqui.

 

Basicamente, a Técnica do Espelho consiste em reconhecer que o cliente nada mais é do que “gente como a gente”. Isso mesmo quando se trata de uma pessoa jurídica, empresa ou instituição.

Por isso, é importante entender como funcionam as pessoas para construir um bom relacionamento com elas. Isso serve tanto para o lado pessoal quanto, no caso aqui, comercial.

A Técnica do Espelho é sobre saber de si mesmo

No fundo, todo mundo gosta de saber de si mesmo! Quer dizer: gostamos de ver aquilo que é “a nossa cara”, exatamente o que estamos procurando.

Comercialmente, isso significa que nós desejamos encontrar soluções, empresas, produtos e serviços que também tenham “a nossa cara”. E é por isso que a Técnica do Espelho funciona super bem.

Qual é o princípio básico da Técnica do Espelho? É que a sua oferta precisa espelhar exatamente o que o seu cliente procura. Simples assim.

A seguir, vamos conhecer os 5 passos necessários para aplicar na prática essa Técnica do Espelho.

tecnica do espelho encantar clientes decole seu negócio malu machado

Passo 1: conhecer as necessidades das pessoas

Antes de tudo, quando você estiver com seu cliente, assim como se estivesse olhando para um espelho. Por isso, pergunte o que ele está procurando, porque buscou seu serviço e o que realmente ele tem interesse.

A resposta do seu cliente vale ouro! Então, escute atentamente. Muito mais do que ser um bom vendedor você precisa ser um bom ouvinte, entender de gente e o que de fato as pessoas buscam no seu negócio.

Primeiramente, você deve conhecer as necessidades do seu cliente. Para isso, a escuta atenta é uma habilidade transformadora.

Passo 2: apresentar a solução

O segundo passo da Técnica do Espelho consiste em apresentar a sua solução, fazendo com que o cliente já se imagine com sua necessidade ou problema resolvido.

Na verdade, ninguém quer muito saber da nossa empresa, produto ou serviço. Mas, quer sim, saber da solução! Ou seja, como que nós podemos ajudar.

Então, nesse segundo passo da Técnica do Espelho precisamos apresentar a solução sobre aquela necessidade que você identificou no passo anterior.

Por exemplo, se a pessoa procura por rapidez e agilidade, foque em apresentar todo o seu negócio com essas características, espelhando exatamente o que ela estava procurando.

Evidentemente, seja sempre sincero. Caso o seu negócio não apresente a solução desejada, indique outros caminhos e sugestões, pois, assim, você irá estabelecer uma relação de confiança, oportunizando, no mínimo, uma boa publicidade sobre você.

técnica do espelho decole seu negócio malu machado

Passo 3: feedback

O terceiro passo da Técnica do Espelho é o feedback. Agora, você vai ouvir o retorno do seu cliente sobre a proposta ou solução que você acabou de apresentar.

Para tanto, pergunte o que ele mais gostou. Nesse momento, costumamos repassar na cabeça tudo o que aconteceu para dar uma resposta adequada ao nosso interlocutor.

Em outras palavras, você estará ajudando o seu cliente a revisar tudo o que ele ouviu e realmente perceber o que foi mais interessante.

É como se ele tivesse vendendo a proposta para si mesmo, ou seja, de forma espelhada, você poderá identificar aspectos para aprimorar o seu negócio, reforçando o que está bom e melhorando o que não está.

Passo 4: quebrar objeções

Depois de identificar os empecilhos para fechar a proposta contigo, no quarto passo da Técnica do Espelho você irá quebrar essas objeções.

Por exemplo, a pessoa até que tem interesse, mas não tem tempo ou a proposta está fora do seu orçamento. Ou ainda, ela indicou querer pesquisar um pouco mais e comparar seu produto ou serviço com outras opções do mercado.

A dica aqui consiste em isolar esse motivo impeditivo a fim de encontrar alternativas sobre ele para não perder a sua venda.

técnica do espelho decole seu negócio malu machado

Passo 5: fechamento

O quinto passo da Técnica do Espelho é o fechamento. Ou seja, preferencialmente, seu cliente nunca pode encerrar o contato com seu negócio sem ter uma continuidade, algum tipo de combinação.

Na prática, isso significa fechar a conversa agradecendo pela atenção, colocando-se à disposição, aguardando o retorno da pessoa ou encaminhando a venda ou pagamento.

Afinal, do começo ao término de qualquer tipo de relacionamento, todo mundo quer ser bem tratado.

Depois dos 5 passos da Técnica do Espelho: a dica de OURO

Esses foram os cinco passos da Técnica do Espelho para você projetar e espelhar seus negócios de acordo com a necessidade real de cada cliente.

Então, sendo bem conduzido cada passo, a chance das pessoas terem tido uma experiência positiva com seu negócio aumenta consideravelmente.

E quem gosta de algo, não se importa de indicar para outras pessoas.

Portanto, após cada conversão, pergunte para seus clientes se eles podem indicar outras pessoas. Isso aumentará ainda mais as suas vendas!

No geral, as pessoas gostam de indicar aquilo que elas gostaram. Assim como de alertar sobre aquilo que não gostaram.

Isso pode aumentar o prestígio delas junto aos demais, por estar sugerindo ou alertando sobre algo que realmente vale a pena.

Em conclusão, seu cliente é o bem mais valioso do seu negócio. Trate a ele como você gostaria de ser tratado.

Gostou da Técnica do Espelho? Você já conhecia esse método? Conte aqui nos comentários!

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *