Trabalhar Em Casa: 5 Cuidados Para Dar Certo

Será que vale a pena trabalhar em casa? Será que o home office ou o teletrabalho realmente são para você?

Nos dias de hoje cada vez mais pessoas tem adotado, por vontade própria ou necessidade, esse modelo profissional.

Então, nesse texto, vamos aprender 5 cuidados básicos que devemos observar para que o trabalho em casa seja realmente produtivo e ajude a Decolar o Seu Negócio!

Saiba mais em nosso canal:

Aproveite e se inscreva no Decole Seu Negócio Já no YouTube, com vídeo novo toda semana!

Primeiro cuidado para quem trabalha ou quer trabalhar em casa: mantenha seus horários

O primeiro cuidado que você tem que ter quando for trabalhar em casa é manter seus horários muito bem delimitados.

É claro que a vida é dinâmica, pois tem dias que precisamos fazer outras coisas que quebram a nossa rotina, ou, então, estamos mais motivados e acabamos trabalhando até altas horas da noite ou, desmotivados e assim começamos depois ou terminamos antes do planejado.

Perceba que quando você trabalhar em casa, essa flexibilidade de horários que tem tudo para promover uma vida com mais liberdade, mais produtiva e saudável, pode ser prejudicial.

Não é preciso ter muita rigidez, mas, antes, responsabilidade e consistência com aquilo que você se programou, como se tivesse que “bater seu ponto” numa empresa, ainda que não precise conviver com essa pressão de verdade.

Também, isso vale para não extrapolar seus limites, como trabalhar sem parar, sem respeitar finais de semana e momentos de lazer e descanso.

Por isso, quem trabalha em casa precisa ter muita disciplina, sobretudo com os horários.

trabalhar em casa decole seu negócio já malu machado

 

Segundo cuidado para trabalhar em casa: reserve seu espaço

Segundo cuidado que você deve ter quando trabalhar em casa é manter um espaço próprio para seus afazeres.

Então, utilize alguma dependência da casa ou, caso isso seja inviável, reserve ao menos um canto qualquer, nem que seja na mesa da sala.

O segredo é construir o seu QG, seu escritório ou oficina, quer dizer, um lugar particular e, se possível, sossegado para você se concentrar.

E também para concentrar os materiais necessários para desenvolver sua tarefas, desde alguma máquina até um caderno de anotações e um pote com canetas.

Assim, você irá se organizar melhor e também ganhar tempo sem ter aquela sensação de que o trabalho está espalhado pela casa inteira, tornando-se impossível se desligar dele quando precisar.

Terceiro cuidado: troque de roupa

Parece bobagem, mas não é! Quando você for trabalhar em casa, troque de roupa.

Então, nada de trabalhar de pijama ou coisa parecida. Sabe por quê?

Porque, emocionalmente, ao trocar de roupa “encarnamos” nossos personagens. Isso vale para quando vamos dormir,  ir ao mercado ou a um casamento, não é verdade?

Vestimos assim “personagens diferentes” e isso nos ajuda a nos conectar com o propósito do momento e de determinada atividade.

É o mesmo que acontece no teatro, mas, nesse caso, estamos tratando de outro palco, o da vida real.

Então, qual o seu figurino profissional? Se você trabalhasse em uma empresa iria ao trabalho de pijama? Claro que não!

Portanto, não faça o mesmo na sua casa.

Assim, você terá a sensação de estar trabalhando como um profissional. É claro que não precisa usar roupas desconfortáveis ou de grife nem gastar dinheiro com isso.

Apenas, livre-se do pijama durante o “expediente” e coloque uma roupa adequada para trabalhar na sua casa.

trabalhar em casa decole seu negócio já malu machado

Quarto cuidado: o ambiente

Para trabalhar em casa é importante estar em sintonia com o ambiente, afinal, a casa é um organismo vivo.

Acredite, ela tem sentimentos. Tem momentos ou dias inteiros em que ela está alegre, outros triste. Em outros ela está numa correria só assim como pode estar bem tranquila e assim por diante. É ou não é verdade?

Dessa forma, estar em sintonia com a vibração desse ambiente vai influenciar muito na sua produtividade, de maneira que você poderá usar esses diferentes momentos ao seu favor.

Se for possível, você também pode criar o clima que gostaria de ter nesse ambiente de trabalho, ajustando a iluminação, colocando alguma música ou acendendo um incenso conforme aquela preferência que ajude a executar as suas tarefas.

E caso você more com outras pessoas, procure conversar com elas sobre seus horários profissionais, necessidade de silêncio ou privacidade e tudo o mais que seja importante com relação ao seu ambiente caseiro-profissional.

trabalhar em casa decole seu negócio já malu machado

Quinto cuidado: o autocuidado

É essencial que você cuide bem de você mesma em qualquer momento da vida. E isso não é diferente quando tratamos de trabalhar em casa.

Algumas necessidades básicas que dizem respeito a isso nem percebemos quando trabalhamos fora de casa, porque, normalmente, as empresas já cuidam delas por nós.

Por exemplo, desde questões de ergonomia (uma cadeira confortável, mesas de tamanho e altura adequadas) até oferecer uma boa iluminação e climatização.

Mas, em casa, às vezes a gente faz do jeito que dá! É ou não é?

Por isso, não é preciso investir rios de dinheiro em equipamentos, mas, sobretudo, pensar no seu bem-estar.

Por acaso, se você trabalha sentada por horas, não deixe de investir em uma boa cadeira e uma boa luminária.

Afinal, pequenos ajustes podem influenciar diretamente na sua produtividade.

trabalhar em casa decole seu negócio já malu machado

Dica de OURO: plano da casa primeiro, plano de negócios depois

Se você está começando agora o seu negócio, procure primeiro organizar a rotina que você deseja ter na sua casa para depois montar em cima dela o seu plano de negócios. E caso você já tenha iniciado o seu trabalho de casa, reorganize sua rotina conforme esse modelo sugerido.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil, tanto para quem já começou quanto para quem deseja trabalhar em casa.

Então, aproveite e saiba como organizar seu home office para Decolar Seu Negócio em apenas 1 Semana clicando aqui!

Todo caso, a sua rotina tem que ser a base para montar um plano de negócio para trabalhar em casa. Imagina se no seu trabalho você faz atendimentos online e bem na hora alguém que mora com você está em casa fazendo barulho ou te pedindo ajuda?

Mas, não se preocupe, porque você não está sozinha.

Precisando também de um auxílio especializado e direto na organização e planejamento da sua rotina profissional e desenvolvimento dos seus negócios, conte com a nossa consultoria clicando aqui!

E aí, gostou dessas dicas? Você já tinha colocado em prática alguma delas para Decolar Seu home office? Quem sabe, tem outras sugestões?

Então, deixe aqui seus comentários!

Assim também outras pessoas poderão aprender com você a trabalhar em casa com muito mais qualidade e produtividade.

Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *